Status da Solicitação
Essa seção descreve como é possível obter o acompanhamento da solicitação criada através dos status ao longo do processo na esteira do produto.
Para efetuar essa consulta é necessário ter uma proposta criada e ter recebido o identificador (proposal_id) dessa solicitação.
Essa seção descreve como é possível obter o acompanhamento da solicitação criada através dos status ao longo do processo na esteira do produto.
Para efetuar essa consulta é necessário ter uma proposta criada e ter recebido o identificador (proposal_id) dessa solicitação.
Como funciona a esteira de Home e os retornos do STATUS


Informações sobre o endpoint
Com o endpoint de status é possível acompanhar o andamento da proposta e e obter o detalhamento das condições de crédito aprovado e pagamento da proposta. O response é formado pelas seguintes informações:
Campos do status da proposta | Descrição |
---|---|
| id da proposta |
| Status macro da etapa em que a proposta se encontra |
| Informações adicionais da proposta que podem ocorrer de forma cross aos steps ou são informações mais detalhadas de um determinado step |
| Informações adicionais sobre o andamento nos steps de vistoria, proposta negada e proposta recuperada |
Detalhamento dos Steps
Os steps correspondem às etapas mais detalhadas da proposta na esteira, a partir dos status descritos aqui.
Quando a etapa é realizada, o campo retorna como preenchido, contendo data e hora na qual ocorreu. Se a etapa retorna vazia, significa que a etapa ainda não foi realizada.
Veja abaixo os possíveis retornos e descrição.
Step | Descrição |
---|---|
| Recebemos a solicitação e o proposta foi criado com sucesso. |
| Foi feita uma pré-qualificação da proposta. |
| Etapa seguinte à pré-qualificação, quando a Creditas confirma as informações com o cliente, tira-dúvidas e recebe a documentação necessária para a análise de crédito. |
| Etapa onde é realizada a análise de crédito considerando o perfil de crédito do cliente + condições de empréstimo desejadas. O resultado final das condições comerciais do empréstimo é apresentado após a vistoria do imóvel, quando teremos o valor exato da garantia. |
| Momento em que é realizado o laudo para avaliar o imóvel colocado como garantia. Após essa etapa teremos o valor final do imóvel, podendo ocorrer variação no valor liberado na análise de crédito. |
| Essa etapa é um compilado de toda a análise da proposta, (cliente + imóvel), podendo ser necessário mais documentos para prosseguir com a proposta. Sendo a análise jurídica aprovada, faremos a confirmação dos valores para emissão do contrato. |
| Etapa onde todos os processos e condições finais da proposta foram aprovadas e precisamos da assinatura do contrato. A assinatura pode ser feita de forma digital, o que agiliza o andamento da etapa. |
| Etapa seguinte a coleta de assinatura, o contrato é protocolado em cartório para registro. O prazo aqui pode sofrer variação de 15/30 dias, se não houver pendências e é de responsabilidade do cartório. |
| Após registro do contrato, faz-se a quitação das dívidas condicionadas (se houver) e seguimos para a liberação do desembolso da proposta na conta do cliente. |
Detalhamento dos Feeds
Os feeds são informações adicionais da proposta que podem ocorrer de forma cross aos steps ou são informações mais detalhadas de um determinado step. Veja abaixo os possíveis retornos e descrição:
Feed Name | Descrição |
---|---|
| Proposta aprovada na pré-qualificação. Confira aqui a lista completa dos documentos necessários para acelerar a análise de crédito. |
| Tentativa de contato sem sucesso. Entraremos em contato novamente. |
| Proposta em negociação. Estamos em contato para tirar dúvidas e então seguir para as próximas etapas. |
| Aguardando envio de documentos. Confira aqui a lista completa dos documentos necessários para a análise de crédito. |
| Proposta em análise de crédito. O prazo para conclusão é de até 3 úteis, podendo ser alterado em caso de pendências de documentação. |
| Proposta aprovada em crédito. Entraremos em contato para aprovar as condições comerciais. A proposta pode ser alterada após a vistoria do imóvel. |
| Aguardando vistoria do imóvel. A avaliação do imóvel (laudo) será feita por uma empresa terceira. |
| Proposta em análise jurídica. Confira aqui a lista completa dos documentos necessários para a análise jurídica. |
| Aguardando emissão do contrato. O contrato será enviado para avaliação do bancarizador e enviado para assinatura em até 24 horas. |
| Aguardando assinatura. |
| Contrato assinado. Nesse momento iremos enviá-lo ao cartório. O prazo médio é de 15 – 30 dias, mas pode variar no caso de pendências. Se necessário, entraremos em contato. |
Motivos de rejeição
Entenda os possíveis motivos de rejeição, eles serão retornados no objeto feed.
Motivo | Descrição |
---|---|
| Sem Interesse - Fechou com outro competidor. |
| Várias tentativas de contato sem sucesso. |
| Telefone incorreto. |
| Empréstimo abaixo do valor mínimo de R$ 50.000. |
| Cliente não tem imóvel para garantia do empréstimo. |
| Cliente com proposta em andamento na Creditas. |
| Cliente desistiu por excesso de tentativas de contato. |
| Proposta expirada. Tente fazer uma nova solicitação.. |
| Motivo da desistência não informado. |
| Proposta fora da política interna: score abaixo do valor mínimo. |
| Proposta fora da política interna: procure seu contato na Creditas para rever a proposta. |
| Proposta fora da política interna: motivo não pode ser aberto. |
| Cliente desistiu do empréstimo. |
| Proposta fora da política interna - não elegível. |
| Cliente está vendendo o imóvel. |
| Proposta fora da política interna: motivo não pode ser aberto. |
| Proposta recusada por erro interno. Tente cadastrar o lead novamente ou fale com seu contato na Creditas. |
| Garantia fora da política interna. |
Detalhes do Sub Motivos de rejeição
Entenda os possíveis motivos de rejeição, eles serão retornados no objeto feed quando há detalhamento.
SubMotivo | Descrição |
---|---|
| Garantia fora da política interna. |
| Garantia fora da política interna: tipo de garantia não aceito. |
| Garantia fora da política interna: problemas com a documentação do imóvel. |
| O valor solicitado não foi aprovado. Entre em contato com a pessoa consultora para rever a proposta. |
| Garantia fora da política interna: imóvel localizado fora da área de cobertura. |
| Cliente não tem imóvel para garantia do empréstimo. |
| Cliente optou por outro tipo de empréstimo. |
| Cliente desistiu do empréstimo. |
| Cliente com proposta em andamento na Creditas. |
| Proposta fora da política interna: renda abaixo do valor aceito. |
| Proposta fora da política interna: não foi possível comprovar renda. |
| Proposta fora da política interna - não elegível. |
Como consultar o status do lead
Request HTTP GET
Tipo da Requisição | URL | Exemplo |
---|---|---|
| {{url_base}}/proposals/:proposalId/status | https://stg-api.creditas.io/b2b/proposals/:proposalId/status |
Request Headers
Necessário utilizar o header com token de autenticação. Consulte como funciona a autenticação Creditas.
Request Path com Id da proposta
Path | Obrigatório | Descrição |
---|---|---|
| Sim | Id da proposta que deseja consultar. O id deve ser preenchido como path da url. |
Exemplo de Request e Response
curl --location --request GET '{{url_base}}/proposals/{{proposalId}}/status' \
--header 'Accept: application/vnd.creditas.v1+json' \
--header 'Content-Type: application/json;charset=UTF-8' \
--header 'Authorization: Bearer {{your_access_token}}'
{
"id": "B2B-CE4F0A3B-XXXX-4BB6-XXXX-48B04FE20FDC",
"status": "PAID",
"steps": [
{
"progress": {
"startedAt": "2021-11-22T13:34:52.539416",
"finishedAt": "2021-11-22T13:34:52.539420"
},
"name": "PROPOSAL_CREATED"
},
{
"progress": {
"startedAt": "2021-11-22T13:39:49.076619",
"finishedAt": "2021-11-22T13:40:20.038128"
},
"name": "PRE_QUALIFICATION"
},
{
"progress": {
"startedAt": "2021-11-22T14:37:10.161219",
"finishedAt": "2021-11-22T14:37:39.266181"
},
"name": "PROCESSES_AND_DOCUMENTS"
},
{
"progress": {
"startedAt": "2021-11-22T14:37:39.274782",
"finishedAt": "2021-11-22T14:39:05.176878"
},
"name": "CREDIT_ANALYSIS"
},
{
"progress": {
"startedAt": "2021-11-22T14:39:30.547949",
"finishedAt": "2021-11-22T14:39:58.028870"
},
"name": "COLLATERAL_INSPECTION"
},
{
"progress": {
"startedAt": "2021-11-22T14:39:58.040238",
"finishedAt": "2021-11-22T14:41:35.388756"
},
"name": "LEGAL_ANALYSIS"
},
{
"progress": {
"startedAt": "2021-11-22T14:41:35.397416",
"finishedAt": "2021-11-22T14:42:00.078357"
},
"name": "CONTRACT"
},
{
"progress": {
"startedAt": "2021-11-22T14:42:21.286775",
"finishedAt": "2021-11-22T14:42:51.404396"
},
"name": "CONTRACT_REGISTRATION"
},
{
"progress": {
"startedAt": "2021-11-22T14:42:51.410400",
"finishedAt": "2021-11-22T14:42:51.410403"
},
"name": "LOAN_PAYMENT"
}
],
"feeds": [
{
"id": "97634d6d-f168-42b8-847b-2b341fb24d60",
"createdAt": "2021-11-22T14:41:35.406032",
"name": "CONTRACT_ISSUED"
},
{
"id": "92995592-733c-491a-8f30-6485560eeb66",
"createdAt": "2021-11-22T14:39:05.181306",
"name": "CREDIT_ANALYSIS_APPROVED"
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{
"id": "cf07ffe3-4752-43d5-95f1-79e6dbdd45be",
"createdAt": "2021-11-22T14:42:21.292321",
"name": "CONTRACT_SIGNED"
},
{
"id": "8bdaea5c-b095-425f-bc9e-2511adff2d62",
"createdAt": "2021-11-25T14:45:11.962326",
"name": "DOCUMENTS_PENDING"
},
{
"id": "fe8d3083-737b-4dee-bb83-2a6a44633265",
"createdAt": "2021-11-22T14:39:30.746433",
"name": "INSPECTION_IN_PROGRESS"
},
{
"id": "c5cecee5-5a91-441a-81d0-53661169525c",
"createdAt": "2021-11-22T14:39:58.050527",
"name": "LEGAL_ANALYSIS_IN_PROGRESS"
},
{
"id": "f54325ea-24a8-4fd1-a424-a33ddad18e30",
"createdAt": "2021-11-22T13:40:20.153414",
"name": "PROPOSAL_QUALIFIED"
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"createdAt": "2021-11-22T14:42:00.091198",
"name": "CONTRACT_WAITING_TO_SIGN"
},
{
"id": "3e8e2c7f-3802-436c-a9e1-4e18bb8ef713",
"createdAt": "2021-11-22T14:37:39.282442",
"name": "CREDIT_ANALYSIS_IN_PROGRESS"
}
]
}
Possíveis Erros
Consulte os possíveis retornos de erros, clique aqui
Updated 15 days ago